quarta-feira, 15 de abril de 2015

Guarda Costeira da Itália resgata 10 mil migrantes em cinco dias

Só ontem a Guarda Costeira da Itália recebeu 20 pedidos de socorro de embarcações em perigo no Mar Mediterrâneo. Nos últimos cinco dias, dez mil imigrantes foram resgatados, acendendo o sinal de alerta na Europa. Desde o início do ano, pelo menos 900 pessoas morreram afogadas na travessia, infomou a televisão americana CNN. Outras 400 estão desaparecidas.

Mais de 280 mil pessoas entraram ilegalmente na União Europeia no ano passado. Muitos saíram da Síria, do Iraque, da Eritreia e da Somália, e tentaram cruzar o Mediterrâneo a partir da Líbia.

"O fluxo de migrantes sem precedentes em nossas fronteiras, especialmente de refugiados, é desafortunadamente a nova realidade. Precisamos ajustar nossas resposta adequadamente", declarou em Bruxelas o comissário europeu para migração, Dimitris Avramopoulos.

A situação não será resolvida sem o fim das guerras civis no Iraque, na Síria e na Líbia. Cerca de 4 milhões de sírios fugiram do país. Há pelo menos 1,3 milhão na Turquia, 1,1 milhão na Jordânia, um pequeno país que já abriga grande quantidade de refugiados palestinos, e 280 mil na Europa.

Nenhum comentário: