segunda-feira, 13 de abril de 2015

Escritor uruguaio Eduardo Galeano morre aos 74 anos

O escritor uruguaio Eduardo Galeano, autor do clássico As Veias Abertas da América Latina, revelou sua editora, citada pelo jornal espanhol El País. Ele tinha um câncer de pulmão e estava internado há três dias. Foi o maior jornalista latino-americano da sua época.

Desde hoje cedo, a notícia circulava nas redações de Montevidéu. Por respeito à família, só foi divulgada depois do anúncio oficial, às 10 horas. Para o também escritor e jornalista uruguaio Juan Cruz, "Galeano deu voz à América Latina, uma voz anti-imperialista."

Sua última aparição pública foi em fevereiro de 2015, quando recebeu o presidente da Bolívia, Evo Morales, que foi a Montevidéu para a posse do presidente Tabaré Vázquez. Magro e sorridente, recebeu de Morales o que chamou de "o livro do mar roubado", com os argumentos da Bolívia para recuperar a saída para o mar, perdida para o Chile na Guerra do Pacífico (1879-83).

Galeano era frequentador habitual do Café Brasileiro, na cidade velha de Montevidéu, onde se encontrava com amigos e intelectuais como o ex-prefeito Mariano Arana e o escritor Mario Benedetti.

Como jornalista e escritor, empolgou toda uma geração da latino-americanos que lutavam contra as ditaduras militares apoiadas pelos Estados Unidos durante a Guerra Fria ao descrever golpes de Estado, o saque histórico das riquezas do continente, da montanha de prata de Potosí às minas de ouro do Brasil e do Peru, e o massacre dos povos indígenas. Tinha 31 anos quando lançou As Veias Abertas.

Em 2009, na 5ª Cúpula das Américas, o então presidente venezuelano Hugo Chávez deu uma cópia do livro para o presidente Barack Obama, fazendo-o saltar para o décimo lugar na lista de mais vendidos da Amazon.com.

Apaixonado por futebol, escreveu Futebol ao Sol e à Sombra. Também deixou três textos inéditos sobre mulheres publicados pelo jornal uruguaio El País.

Nas eleições do ano passado, ele voltou a apoiar a Frente Ampla, uma coligação de partidos de esquerda. As homenagens oficiais a Galeano devem começar quando o presidente Tabaré Vázquez chegar ao Uruguai de volta da 7ª Cúpula das Américas, realizada no último fim de semana na Cidade do Panamá.

Nenhum comentário: