Milicianos do grupo extremista muçulmano Al Chababe (A Juventude) mataram hoje um deputado em Mogadíscio, a capital da Somália, reportou a agência Reuters. Ele representava a região semiautônoma da Puntlândia. Foi baleado várias vezes quando voltava para seu carro, estacionado num hospital.
Os terroristas estavam num micro-ônibus que bloqueou a passagem. Al Chababe, uma milícia ligada à rede Al Caeda, costumam atacar políticos e funcionários públicos. Também age no exterior, como no massacre de 148 pessoas na universidade de Garissa, no Quênia, em 2 de abril de 2015.
As ações no Quênia são retaliações pelo participação de militares quenianos numa força internacional de paz da União Africana que intervém na Somália desde 2011 em apoio ao governo provisório reconhecido internacionalmente.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário