quarta-feira, 22 de abril de 2015

EUA enviam mais um porta-aviões à costa do Iêmen

Diante da presença de dois navios de guerra do Irã perto do litoral do Iêmen, os Estados Unidos enviaram ontem o porta-aviões Theodore Roosevelt e outra navio de guerra para a região, onde já estavam sete navios da Marinha americana. Eles podem interceptar qualquer tentativa iraniana de entregar armas ou ajuda aos rebeldes hutis.

"Estamos enviando uma mensagem clara", declarou um general dos EUA ao jornal The New York Times. "Para os nossos amigos, estamos mostrando que estamos prontos para apoiá-los; para os iranianos, mostramos estar atentos."

A Casa Branca tem provas do "envio de armas e equipamentos militares aos hutis", afirmou o porta-voz da Presidência dos EUA, Josh Earnest. "Isso só vai contribuir para a violência no país. É exatamente este tipo de atividade desestabilizadora que aumenta a preocupação sobre as atividades desestabilizadoras do Irã no Oriente Médio."

Os hutis são xiitas zaiditas. Seu avanço em direção ao porto de Áden levou a uma intervenção militar da Arábia Saudita e aliados sunitas a partir de 26 de março. Ontem, as autoridades sauditas anunciaram que a intervenção entra numa segunda fase, preparando o terreno para negociações. Não se sabe qual será o papel do Irã nestas negociações.

Nenhum comentário: