quarta-feira, 29 de abril de 2015

França reforça o orçamento de defesa para combater o terrorismo

Em plena crise, com a economia estagnada, o presidente François Hollande anunciou hoje um aumento de 3,8 bilhões de euros (US$ 4,2 bilhões) no orçamento de defesa da França nos próximos quatro anos para financiar o combate ao terrorismo. O dinheiro vai sair do orçamento de outros ministérios.

Desde os atentados terroristas de janeiro de 2015 contra o jornal satírico Charlie Hebdo e um supermercado judaico, 10 mil soldados do Exército participam regularmente do patrulhamento de escolas, embaixadas, templos e locais turísticos, ao custo de 1 milhão de euros por dia. Para cada soldado em operação, há outro de prontidão no quartel e um terceiro em treinamento.

No momento, a França mantém 9 mil soldados em ação no exterior. Tem forças terrestres no Mali e na República Centro-Africana, duas ex-colônias africanas, e participa dos bombardeios aéreos da aliança liderada pelos Estados Unidos na luta contra o Estado Islâmico no Iraque. O custo é estimado em 1,1 milhão de euros por dia, sem contar a depreciação dos equipamentos militares.

Nenhum comentário: