As forças de segurança do Iraque foram obrigadas a deixar a localidade de Albu Faraj, ao norte da cidade de Ramadi, capital da província de Ambar, depois de violentos combates com a milícia jihadista Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL), anunciou hoje a agência de notícias turca Anadolu. Pelo menos 27 extremistas foram mortos em bombardeios aéreos dos Estados Unidos.
Com o apoio de milícias tribais, depois de retomar Tikrit no início de abril de 2015, o Exército do Iraque lançou há dois dias uma ofensiva para recuperar o controle da província de Ambar, de maioria sunita.
Na cidade de Faluja, no Sul de Ambar, o EIIL divulgou uma lista de cem nomes de pessoas a serem executadas por não colaborar com o Califado proclamado em junho de 2014 por seu líder supremo, Abu Baker al-Baghdadi.
Faluja foi palco de uma grandes batalhas na reação contra a a invasão americana de 2003. Em maio de 2004, depois que quatro americanos foram mortos e arrastados pelas ruas, os EUA atacaram a cidade matando mais de 600 iraquianos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário