quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Japão cresce num ritmo anual de 4,8%

O Japão, segunda maior economia do mundo, cresceu 1,2% no último trimestre de 2006 em relação ao trimestre anterior, superando a previsão do mercado, que era de 0,9%.

A taxa projeta um crescimento anual de 4,8% para a economia japonesa. Torna provável um aumento da taxa básica de juros do Banco do Japão de 0,25% para 0,5% ao ano na próxima quarta-feira, 21 de fevereiro.

Diante da boa notícia, o índice Nikkei da Bolsa de Tóquio subiu 0,81%, fechando em 17.897,23, o nível mais alto em sete anos.
E a moeda japonesa, o iene, subiu 1%, sendo cotada a 119,5 ienes por dólar e 156,9 ienes por euro.

Na última reunião dos ministros das Finanças do Grupo dos Sete (maiores potências industriais, sem a China: EUA, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá), o Japão foi pressionado a valorizar o iene.

Como os países asiáticos, manipulam o valor de suas moedas para aumentar a competitividade de suas exportações, comprando dólares e euros, e acumulando reservas, o euro paga o custo do ajuste do dólar. Isto prejudica as exportações européias.

Agora, com mais um sinal consistente da recuperação japonesa, o iene tende a subir.

Um comentário:

Anônimo disse...

oi amei tanto o teu espaço Online!
tas a executar um excelente conhecimento, existe por vezes muito para avaliar nos websites!
Eu mesmo tenho um blogue de Bonus de Poker, passa la, e expressa também a tua impressao em http://www.estrategiapropokerbonus.blogspot.com/
no meu ver no teu espaço online so esta ausente uma caixa de traducao. Vou ser o mais participante na tua comunidade!
cumps