O padre e bispo demissionário Fernando Lugo lidera as pesquisas para a eleição presidencial de 2008 no Paraguai.
Em pesquisa divulgada ontem, 63% disseram ter uma imagem boa ou muito boa do padre. O general Lino Oviedo, que cumpre pena numa prisão militar por tentativa de golpe e não pode se candidatar, aparece em segundo, com 38% de opiniões positivas. Em terceiro, vem a ministra da Educação, Blanca Ovelar, do Partido Colorado, no poder há mais de 60 anos.
O presidente Nicanor Duarte, que não pode se candidatar à reeleição pela Constituição do Paraguai, ficou em décimo lugar com apenas 20%, atrás do vice-presidente Luis Castiglioni (24%) e de Alfredo Goli Stroessner, neto do ex-ditador do mesmo nome.
Lugo era bispo da Diocese de São Pedro, a região mais pobre do Paraguai, e organizou o movimento pela reforma agrária. O Vaticano não aceitou sua renúncia para ingressar na política. Mas ele já é visto como o grande fenômeno e a grande novidade política no Paraguai, comparado ao presidente Lula e ao caudilho venezuelano Hugo Chávez.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário