segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Al Gore ganha Oscar de melhor documentário

O filme Uma Verdade Inconveniente, sobre o aquecimento global, do ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore jr. (1993-2001), acaba de receber o Oscar de melhor documentário pela Academia de Artes e Ciência do Cinema dos EUA.

Gore perdeu a eleição para o atual presidente, George Walker Bush, numa decisão da Suprema Corte sobre a validade de votos na Flórida. Esse estado decidiu a eleição pelo Colégio Eleitoral (o ganhador de um estado leva todos os votos daquele estado), embora o então vice-presidente tenha obtido mais votos nas urnas do que Bush.

Ambientalista, Gore esteve na Conferência Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio-92, para fazer sombra ao presidente americano George Bush sr., que votou contra os acordos sobre clima e biodiversidade. Há muito tempo se dedica ao meio ambiente.

A vitória no Oscar aumenta o cacife de Gore na disputa pela Presidência dos EUA em 2008. Com a queda na popularidade de Bush, a Casa Branca não tem um candidato forte. Entre os democratas, a campanha começou com fogo pesado entre os senadores Barack Obama e Hillary Clinton. Gore não pode ser descartado.

Nenhum comentário: