O filme Uma Verdade Inconveniente, sobre o aquecimento global, do ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore jr. (1993-2001), acaba de receber o Oscar de melhor documentário pela Academia de Artes e Ciência do Cinema dos EUA.
Gore perdeu a eleição para o atual presidente, George Walker Bush, numa decisão da Suprema Corte sobre a validade de votos na Flórida. Esse estado decidiu a eleição pelo Colégio Eleitoral (o ganhador de um estado leva todos os votos daquele estado), embora o então vice-presidente tenha obtido mais votos nas urnas do que Bush.
Ambientalista, Gore esteve na Conferência Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio-92, para fazer sombra ao presidente americano George Bush sr., que votou contra os acordos sobre clima e biodiversidade. Há muito tempo se dedica ao meio ambiente.
A vitória no Oscar aumenta o cacife de Gore na disputa pela Presidência dos EUA em 2008. Com a queda na popularidade de Bush, a Casa Branca não tem um candidato forte. Entre os democratas, a campanha começou com fogo pesado entre os senadores Barack Obama e Hillary Clinton. Gore não pode ser descartado.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário