Por conta da concorrência entre bancos e de eventos esportivos como a Copa do Mundo e a Olimpíada de Beijim, em 2008, o mercado publicitário chinês cresceu 22% no ano passado, depois de expansões de 18% em 2005, 22% em 2004 e 39% em 2003.
A China disputa hoje com o Reino Unido o terceiro lugar entre os maiores mercados publicitários do mundo, depois dos Estados Unidos e do Japão. Em 2006, os anunciantes chineses gastaram US$ 36,9 bilhões.
Os maiores anunciantes são as indústrias farmacêutica e de produtos de higiene e beleza. Houve ainda um grande avanço do setor automobilístico.
O mercado publicitário na China cresceu muito mas ainda representa apenas 1,4% do produto interno bruto chinês, em comparação com 3% nos EUA. Ou seja, pode crescer muito mais.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
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