O governo do Iraque anunciou ontem o fechamento das fronteiras com a Síria e o Irã por 72 horas, e a ampliação do horário do toque de recolher noturno em Bagdá. Agora, fica proibido circular na capital das 20h às 6h; antes o toque de recolher começava às 23h.
As medidas fazem parte da nova estratégia americana para tentar controlar a segurança no país ocupado. Foram anunciadas em mais um dia de violência. Um carro-bomba explodiu junto a uma faculdade particular, o Colégio de Ciências Econômicas, matando 18 pessoas na capital iraquiana.
Ao fazer o anúncio na televisão, o general iraquiano Abud Kanbar, responsável pelo plano de ação, advertiu: "Todos os que violarem os termos deste decreto serão julgados com base na lei sobre terrorismo pelo Tribunal Superior de Justiça, que fará sessões especiais com este propósito".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário