Pelo menos 19 pessoas morreram e outras dezenas ficaram feridas de um atentado a bomba contra a base militar de Bagram, a maior dos Estados Unidos no Afeganistão. A milícia dos Talebã, que governou o país de 1996 a 2001, assumiu a responsabilidade pelo atentado.
O homem-bomba chegou à entrada da base, a 60 quilômetros ao norte da capital afegã, Cabul. Quando foi barrado, detonou os explosivos.
Seu alvo era o vice-presidente Dick Cheney, que saiu ileso. Ele faz uma viagem pela região para pedir mais rigor no combate aos Talebã e à rede terrorista Al Caeda, responsável pelos atentados de 11 de setembro de 2001. Al Caeda e os Talebã se reagruparam em zonas tribais na fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário