O Supremo Tribunal do Canadá anulou ontem o dispositivo da lei antiterrorismo que permitia prender indefinidamente, sem acusação formal, qualquer estrangeiros suspeito de terrorismo, com base em provas secretas.
Para os ministros do Supremo canadense, a lei terrorismo é incompatível com a Carta de Direitos e Liberdade. Eles deram prazo de um ano para o governo e o parlamento mudarei a lei.
A ação que provocou a inconstitucionalidade da legislação antiterrorismo canadense foi movida por três suspeitos de pertecerem à rede terrorista Al Caeda: o argelino Mohamed Harkat, o marroquino Adil Charkaui e o sírio Hassan Almrei.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário