Três carros-bomba explodiram hoje num bairro xiita da capital do Iraque, matando pelo menos 60 pessoas, no pior ataque desde que começou uma grande operação conjunta das forças dos Estados Unidos e do Iraque para tentar assumir o controle de Bagdá. Na sexta-feira, quando foram registradas apenas 10 mortes na cidade, o primeiro-ministro Nuri al-Maliki descreveu a operação como um "estrondoso sucesso".
Dois carros-bomba explodiram numa área comercial da Nova Bagdá, um bairro xiita, matando 57 pessoas e ferindo outras 130. Uma das explosões destruiu um prédio de dois andares. Outro carro-bomba matou duas pessoas perto de um posto de controle policial na Cidade de Sader, um bairro pobre xiita da periferia da capital.
Esses novos atentados mostram o tamanho do desafio que os EUA enfrentam no Iraque. Hoje o jornal The New York Times revela que o comando militar americano acredita que a série de ataques bem-sucedidos contra seus helicópteros faz parte de um plano bem arquitetado pela insurgência sunita.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário