sábado, 24 de fevereiro de 2007

Vice-presidente Cheney ameaça atacar o Irã

O vice-presidente dos Estados Unidos, Dick Cheney, voltou a ameaçar o Irã, advertindo que "todas as opções" estão na mesa, inclusive uma ação militar, se a república dos aiatolás continuar se negando a cumprir a exigência do Conselho de Segurança das Nações que o obriga a suspender seu programa nuclear.

Em entrevista na Austrália, ao lado do primeiro-mnistro John Howard, Cheney garantiu que o anúncio do começo da retirada britânica não cria problemas para Washington e que cabe aos australianos decidirem quando retirarão suas tropas.

Cheney, um linha-dura considerado o mais poderoso vice-presidente da História dos EUA, disse que o governo americano está "profundamente preocupado" com o Irã. Além de desenvolver armas atômicas e das ameaças a Israel de seu presidente, Mahmoud Ahmadinejad, a república islâmica estaria "patrocinando agressivamente" a milícia fundamentalista xiita libanesa Hesbolá.

Crítico em relação ao acordo com a Coréia do Norte, o vice de Bush, depois de ter sido um dos principais advogados da invasão do Iraque, também seria favorável à opção militar contra a Coréia do Norte e o Irã. Como as guerras de Bush abalaram profundamente a imagem dos EUA, há uma clara preferência hoje das autoridades americanas por uma solução negociada. Mas o falcão Cheney parece confiar mais no uso da força.

Nenhum comentário: