quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

Economistas querem imposto contra efeito estufa

A melhor maneira de promover o desenvolvimento de fontes alternativas de energia é criar um imposto sobre combustíveis fósseis, disseram economistas entrevistados num sondagem da edição online de The Wall Street Journal . Mas isto não está nos planos do governo George W. Bush.

Dos 47 economistas ouvidos, 40 são a favor de um imposto. "Em geral, os economistas preferem uma solução de mercado, mas há momentos em que é preciso intervir", reconheceu David Wyss, do grupo Standard & Poor's. "Já estamos numa zona de perigo" por causa da perspectiva de suprimento de petróleo e do aquecimento global.

Na opinião da maioria dos economistas, o imposto é a melhor maneira de estimular o uso de novas fontes de energia. Ao aumentar o preço dos combustíveis fósseis, daria mais competitividade às alternativas.

Outros resultados da sondagem:

• Os economistas ajustaram para mais suas previsões de crescimento da economia dos EUA para o primeiro trimestre de 2007. Com alta de 0,3 ponto percentual, a expectativa agora é de aumento do PIB num ritmo anual de 2,5%.

• A maioria é cética em relação à promessa do presidente Bush de equilibrar o orçamento público federal dos Estados Unidos em 2012. A propabilidade é de 32%.

• Quanto à taxa básica de juros do Federal Reserve Board (Fed), o banco central dos EUA, 69% acreditam que o próximo movimento será de queda enquanto 31% apostam na alta. A maior parte espera estabilidade.

• O sentimento no mercado imobiliário melhorou. Na média, os economistas esperam que o preço da casa própria tenha subido 3,52% em média no ano passado. A estimativa anterior era de 2,76%. Para este ano, a média das previsões é de queda de 0,18%. Se descartado um economista que previu queda de 20%, a expectativa é de uma pequena alta.

Nenhum comentário: