A França, sexta maior economia do mundo, apresentou um déficit comercial recorde em 2006, de 29,211 bilhões de euros, bem superior aos 23,1 bilhões de 2005.
Em entrevista de rádio hoje de manhã, a ministra do Comércio Exterior da França, Cristine Lagarde, que esteve na semana passada no Brasil, atribuiu o saldo negativo à alta dos preços do petróleo. Sem o petróleo, disse a ministra, o país teria superávit. Ela destacou o crescimento das exportações, que bateram recorde, chegando a 387 bilhões de euros.
Só para comparar, a vizinha e aliada Alemanha, terceira maior economia do mundo, teve no ano passado um saldo positivo de 161,9 bilhões de euros, superando os 158 bilhões de 2005. A Alemanha é a maior exportadora de produtos manufaturados mas deve ser superada pela China em breve como maior exportadora e em 2008 como terceira maior economia mundo.
As exportações alemãs cresceram 13,7%, chegando a 893,7 bilhões de euros. As importações aumentaram 16,5%, atingindo 731,7 bilhões de euros
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário