domingo, 25 de fevereiro de 2007

"Bush vai bombardear o Irã", diz New Yorker

O presidente George Walker Bush vai atacar militarmente o Irã, se este país não abandonar seu programa nuclear, afirmou agora há pouco na TV CNN o jornalista investigativo Seymour Hersh, que acaba de publicar mais um artigo sobre o tema na última edição da revista The New Yorker. Bush está convencido de que a república islâmica está desenvolvendo armas atômicas e não quer deixar o problema para seu sucessor, argumenta Hersh, apesar dos constantes desmentidos do governo americano.

Se houver um ataque ao Irã, Hersh acredita que os Estados Unidos assumirão a responsabilidade, não deixando a missão para Israel, que seria o alvo imediato dos mísseis nucleares iranianos e que portanto teria razões para agir por conta própria. A reportagem afirma que o governo Bush está preparando ativamente um bombardeio para tentar destruir as principais instalações nucleares do Irã, embora oficialmente fale na busca de uma solução pacífica.

O plano é ter tudo pronto para lançar um ataque em 24 horas a partir da ordem. Hersh afirma que há uma divisão interna no governo. A linha-dura, capitaneada pelo vice-presidente Dick Cheney, gostaria de bombardear o Irã ainda neste ano.

Outra denúncia importante do jornalista é que fundos secretos americanos da guerra contra o terrorismo estão sendo dados pelo governo do Líbano para grupos radicais sunitas ligadas à rede terrorista Al Caeda para que eles se juntem à luta contra a milícia fundamentalista xiita libanesa Hesbolá (Partido de Deus), apoiada pelo Irã.

Nenhum comentário: