segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Terror mata 67 em trem Índia-Paquistão

Um atentado a bomba com todas as características de terrorismo matou pelo menos 67 pessoas e feriu outras 130 em um trem que ia da capital da Índia, Nova Déli, para Lahore, no Paquistão.

O Expresso da Amizade, que circula desde 2004, é considerado um símbolo do processo de paz entre a Índia e o Paquistão, dois países vizinhos que já travaram três guerras e que hoje possuem armas nucleares. Foi atacado em Panipat, no estado de Hariana, no Norte da Índia, perto da fronteira com o Paquistão.

Com as explosões, dois vagões pegaram fogo. A maioria dos mortos morreu queimada.

As principais suspeitas recaem sobre grupos guerrilheiros que lutam desde 1989 para que o estado indiano da Caxemira deixe a Índia e seja anexado ao Paquistão. Quando os dois países se tornaram independentes do Império Britânico, em 1947, as regiões de maioria hindu formaram a Índia e o Paquistão ficou com as regiões de maioria muçulmana. A exceção foi a província da Caxemira, onde o marajá Hari Singh preferiu aderir à Índia, provocando o conflito que se arrasta até hoje, agravado pela tensão nuclear.

Acredita-se que a Índia e o Paquistão tenham capacidade nuclear desde os anos 70. Em maio de 1998, os dois países realizaram testes atômicos, assumindo a condição de potências nucleares.

O atentado ocorre no momento em que o ministro do Exterior do Paquistão prepara-se para ir a Nova Déli, amanhã, em mais uma etapa das conversações de paz entre os inimigos históricos. Um estudo recente indica que o Sul da Ásia (Índia, Paquistão e Bangladesh) é a região com menor integração econômica no mundo, medida pelo comércio internacional entre seus países.

Nenhum comentário: