Três ataques a bomba contra feiras de rua do centro da capital do Iraque mataram pelo menos 90 pessoas hoje, quando os iraquianos lembram o primeiro aniversário de um atentado contra um sanuário xiita na cidade de Samarra que deixou o país à beira da guerra civil.
Desta vez, no pior ataque, duas bombas explodiram uma após a outra na feira atacadista de Shorja, matando mais de 60 pessoas e ferindo outras 150. O Ministério do Interior disse que as explosões foram de um carro-bomba e de uma bomba deixada ao lado da estrada.
As explosões ocorreram no momento em que o primeiro-ministro Nuri al-Maliki e outras autoridades participaram de uma solenidade em homenagem às vítimas do ataque contra a mesquita de Samarra, em 22 de fevereiro do ano passado pelo calendário gregoriano, que completou um ano pelo calendário muçulmano. O atentado foi atribuído à rede terrorista Al Caeda, que é sunita.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário