Uma semana antes da visita do presidente George Walker Bush a Montevidéu, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou hoje ao Uruguai numa tentativa de revitalizar o Mercosul e evitar que o país vizinho inicie negociações de livre comércio com os Estados Unidos, o que contraria as regras internas do bloco regional.
Lula foi armado de propostas de investimentos da Petrobrás, financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e concessões para produtos uruguaios. O BNDES poderia flexibilizar suas regras para financiar empresas do Uruguai e a Petrobrás poderia investir numa usina termoelétrica e linhas de transmissão.
Com seu crescimento medíocre, o Brasil não consegue impulsionar a expansão econômica da América do Sul. Isto daria legitimidade a seu projeto de integração regional. Dados da Comissão Econômica para a América Latina indicam que a região cresceu em médio 4,5% em 2006, em contraste com 8,7% das economias asiáticas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário