O vice-presidente dos Estados Unidos, Dick Cheney, fez uma visita-surpresa ao Paquistão hoje para pressionar o presidente Pervez Musharraf para que seu país aja com mais dureza contra o grupo terrorista Al Caeda na região do Waziristão.
Desde um acordo do governo paquistanês com chefes tribais locais, Al Caeda e a milícia dos Talebã agem livremente na região, que serve de base para ataques no Afeganistão. A milícia dos Talebã, que governou o Afeganistão de 1996 a 2001, foi criada com o apoio dos serviços secretos do Paquistão.
Depois dos atentados de 11 de setembro, os EUA pressionaram o Paquistão, país-chave para o sucesso da guerra no Afeganistão. O governo de Islamabad cooperou parcialmente. Há setores internos que apóiam ideologicamente o fundamentalismo. Cheney foi lá tentar enquadrar o Exército do Paquistão, tradicional aliado dos EUA.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário