O Banco do Japão aumentou hoje sua taxa básica de juros pela primeira vez desde julho, elevando-a de 0,25% para 0,5%, na expectativa de que a recuperação econômica da segunda maior economia do mundo seja consistente.
Em nota oficial, o banco declarou que "o nível de taxas de juros será ajustado gradualmente". Este é seu maior desafio: não aumentar os juros muito depressa, o que pode jogar o Japão de volta na deflação que provocou estagnação econômica na última década, nem tão devagar que crie uma bolha nos mercados financeiro e imobiliário, como a que acabou com o extraordinário desenvolvimento japonês dos anos 80.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário