terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Lula segura Uruguai no Mercosul

Durante encontro de seis horas com seu colega uruguaio, Tabaré Vázquez, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou três acordos e obteve um compromisso de que o Uruguai não deixará o Mercosul. O Brasil temia que o Uruguai negociasse um acordo de livre comércio com os Estados Unidos contrariando as regras do Mercosul.

Lula usou mais uma vez a carta dos biocombustíveis, prometendo investimentos no Uruguai, para evitar que o país vizinho aproveite a visita do presidente George Walker Bush à América Latina para iniciar negociações bilaterais com os EUA.

O Uruguai tem diversas queixas em relação ao Mercosul. Há mais de um ano, está em conflito com a Argentina por causa da construção de duas fábricas de celulose na margem oriental do Rio Uruguai. O presidente Néstor Kirchner nega-se a discutir a questão dentro do bloco regional, como seria natural.

Além disso, o Uruguai tem saldo negativo com o Brasil. Reclama do protecionismo dos arrozeiros gaúchos, entre outras questões. Quando o Brasil concorda em aumentar o preço do gás boliviano, os sócios pequenos do Mercosul - Paraguai e Uruguai - perguntam o que sobra para eles.

Nenhum comentário: