O sistema de mísseis antibalísticos israelense Arrow interceptou com sucesso um alvo que simulava o míssil iraniano de médio alcance Shahab 3, durante um teste realizado no domingo passado, 11 de fevereiro.
A interceptação aconteceu a uma altitude recorde, além do alcance operacional normal do sistema Arrow e sob "condições extremas", declarou um alto funcionário de Israel à revista inglesa especializada em defesa Jane's Defence Weekly.
Israel está preocupado com o desenvolvimento de armas nucleares pelo regime fundamentalista do Irã, cujo presidente, o radical Mahmoud Ahmadinejad, já ameaçou várias vezes "varrer Israel do mapa". Como tanto os Estados Unidos quanto Israel examinam a possibilidade de lançar um bombardeio contra as principais instalações nucleares iranianas, o Estado judaico teria de se preparar porque seria o primeiro alvo de possíveis retaliações.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário