A empresa de informática Apple, fabricante dos computadores Macintosh e dos iPods, e a gravadora Apple, dos Beatles, fizeram um acordo que dá à fábrica de computadores a propriedade de todas as marcas registradas relacionadas à Apple, inclusive a imagem da maçã. Algumas marcas serão licenciadas para uso da gravadora Apple. Todas as reclamações judiciais serão suspensas.
"Amamos os Beatles. Foi doloroso estar em conflito com eles em torno de marcas", desabafou o presidente da Apple, Steve Jobs. "É ótimo resolver isto de modo positivo e a evitar futuros desentendimentos".
Em 1991, depois de um processo de 100 dias, as duas empresas assinaram um acordo sobre o uso da marca. Mas diante do sucesso do iPod e da loja de música virtual da Apple Computers, a gravadora alegou que a empresa de informática violara o acordo ao entrar no "negócio de música".
A Apple também enfrenta uma questão de propriedade intelectual relativa a seu mais novo lançamento, o iPhone, que combina o iPod com telefone celular. A Cisco System alega ter patenteado o nome.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário