Todos os 159 mil perus de uma fazenda do maior criador europeu desta ave serão sacrificados, anunciou hoje o Ministério do Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Reino Unido. Desde quinta-feira, cerca de 2,5 mil perus morreram na fazenda Bernard Matthews, perto de Lowestoft. É o primeiro surto no país do vírus H5N1, que provoca uma gripe transmitida por aves que já matou 164 seres humanos desde 2003, a maioria na Ásia.
Depois de alguns casos de contaminação pelo H5N1, não havia sido registrado nenhum caso sério na Europa até a morte de milhares de gansos numa fazenda na Hungria no mês passado.
A criação de 800 milhões de aves domésticas movimenta cerca de US$ 6 bilhões anualmente. O vírus é transmitido pela migração de aves selvagens que entram em contato com animais domésticos.
O temor dos médicos é que o H5N1 entre em contato com os vírus da gripe humana, sofram uma mutação e possam ser transmitidos de pessoa para pessoa. Isto criaria o risco de uma pandemia como a gripe espanhola, que matou milhões de pessoas logo depois da Primeira Guerra Mundial.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário