Os Estados Unidos devem participar de um encontro internacional para estabilizar o Iraque no mês que vem, ao lado de outras potências e de países vizinhos, inclusive o Irã e a Síria, confirmou ontem a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice. Esse diálogo com os inimigos faz parte das recomendações feitas há três meses pelo Grupo de Estudos sobre o Iraque, presidido pelo ex-secretário de Estado James Baker. Até agora, vinha sendo desprezado pelo governo George W. Bush.
No encontro, previsto para a primeira quinzena de março no Iraque, deve ser convocada uma conferência internacional a nível ministerial incluindo as potências do Grupo dos Oito - EUA, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Canadá e Rússia - e os países vizinhos do Iraque - Turquia, Jordânia, Síria, Arábia Saudita, Kuwait e Irã. Serão convidados ainda a China e organizações internacionais como as Nações Unidas e a União Européia.
Em depoimento no Senado, Condoleezza Rice declarou: "Espero que estes governos aproveitem a oportunidade para melhorar suas relações com o Iraque e para trabalhar pela paz e a estabilidade na região".
Finalmente os EUA reconhecem a necessidade de negociar com os vizinhos a pacificação do Iraque.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário