O Ministério do Interior do Iraque estima que pelo menos mil pessoas foram mortas na semana passada em tiroteios, batalhas e atentados a bomba.
No sábado, pelo menos 135 pessoas morreram e outras 300 foram feridas num ataque com um caminhão-bomba contra uma feira popular de Bagdá, num dos piores atentados desde a invasão americana, em março de 2003. Hoje, novos ataques deixaram pelo menos 14 mortos e 46 feridos.
Desde 20 de janeiro, os rebeldes conseguiram derrubar quatro helicópteros americanos. O governo iraquiano acusa a vizinha Síria de dar passagem para guerrilheiros muçulmanos que aderem à 'guerra santa' contra os Estados Unidos e seus aliados.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário