quinta-feira, 7 de julho de 2016

Michael Gove é eliminado da disputa pela liderança conservadora

O último dos principais líderes da campanha para retirar o Reino Unido da União Europeia, o ministro da Justiça, Michael Gove, foi eliminado hoje da disputa pela liderança do Partido Conservador e da chefia do governo. A partir de 9 de setembro, o país terá sua segunda primeira-ministra, depois de Margaret Thatcher (1979-90).

Na segunda votação entre os 330 deputados da bancada conservadora da Câmara dos Comuns do Parlamento Britânico, a favorita, a ministra do Interior, Theresa May, obteve 199 votos contra 84 para a ministra da Energia, Andrea Leadsom, e 46 votos para Gove. O último colocado é eliminado automaticamente.

Agora, Theresa May e Andrea Leadsom disputam os votos dos 150 mil filiados do partido. May tem a seu favor a longa experiência. Leadsom vai alegar que a rival não fez campanha pela saída da UE. A ministra do Interior, considerada eurocética, ficou ao lado do primeiro-ministro David Cameron por uma questão de lealdade. Isso pode ser decisivo.

Na derrota, Gove tentou ser magnânimo, depois de ser acusado de trair o ex-prefeito de Londres Boris Johnson, o principal líder da campanha da Brexit (Britain exit, saída britânica): "Espero que nas próximas semanas possamos ter um debate sobre o futuro deste país, tendo em vista aqueles que mais necessitam do Estado."

Nenhum comentário: