A Marinha de Guerra da China iniciou hoje manobras militares de dez dias junto às Ilhas Hainã, no Mar da China Meridional, onde tem disputas territoriais com vários países vizinhos, anunciou a televisão estatal CCTV. Durante o treinamento, nenhum outro navio poderá entrar na área.
Os militares chineses alegam que os exercícios fazem parte de um esforço amplo de modernização das Forças Armadas, sem relação direta com as disputas territoriais.
Na semana passada, o chefe do Comando do Pacífico dos Estados Unidos participou de voos de vigilância no Mar da China Meridional, onde a China está ampliando pequenas ilhotas e construindo pistas de pouso para garantir suas reivindicações, se necessário, à força.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário