As autoridades da Malásia congelaram hoje seis contas bancárias em meio a um inquérito sobre transferências ilegais de dinheiro público para contas do primeiro-ministro Najib Razak, noticiou o jornal americano The Wall Street Journal.
Ao examinar as atividades do fundo de desenvolvimento 1MDB, que deve US$ 11 bilhões a bancos e investidores, os investigadores descobriram depósitos de quase US$ 700 milhões em contas pessoais do chefe de governo malasiano.
Em declaração conjunta, o procurador-geral Abdul Gani Patail; o presidente do Banco Central, Zeti Akhtar Aziz; o inspetor-geral da Polícia, Khalid Abu Bakar; e o presidente da Comissão Anticorrupção da Malásia, Abu Kassim Mohamed; revelaram estar investigando 17 contas bancárias. Os bancos e os titulares das contas não foram identificados.
Najib, de 61 anos, primeiro-ministro da Malásia desde 2009, acusou os adversários políticos de quererem manchar seu nome, mas não rebateu as alegações específicas de que recebeu dinheiro ilícito.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário