Seis terroristas suicidas se detonaram na vila de Zabarmari, a apenas 10 quilômetros de Maiduguri, capital do estado de Borno, no Nordeste da Nigéria, noticiou hoje a Agência France Presse (AFP), citando fontes do Exército nigeriano.
Depois do ataque, os soldados encontraram um carro cheio de explosivos. Desde ontem, o Exército da Nigéria e a milícia extremista muçulmana Boko Haram travam uma batalha feroz em Zabarmari. As mulheres-bomba acionaram os explosivos que levavam junto ao corpo em meio à população civil em fuga.
Cerca de 200 pessoas numa série de ataques do grupo jihadista desde 1º de julho de 2015. O novo presidente da Nigéria, o general da reserva e ex-ditador Muhammadu Buhari, considera o combate aos rebeldes islamitas uma das prioridades de seu governo.
O Boko Haram, cujo nome original significa repúdio à educação ocidental, jurou meses atrás lealdade ao Estado Islâmico do Iraque e do Levante e agora se apresenta como a província do Estado Islâmico na África Ocidental.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário