As manifestações de protesto contra um aumento nas tarifas de energia elétrica lideradas pelo movimento "De Pé, Armênia!" foram reiniciadas na noite de hoje em Ierevã, a capital desta ex-república soviética aliada da Rússia.
O movimento exige a suspensão da alta nos preços da eletricidade até 1º de agosto de 2015.
As manifestações são comparadas à onda de protestos iniciada em novembro de 2013 na ex-república soviética da Ucrânia, que levaram à revolução da Praça Maidan, à queda do presidente Viktor Yanukovich e à intervenção militar russa para anexar a Crimeia e subverter a ordem no Leste da Ucrânia. Mas é improvável que ameacem o governo, a não ser que haja violência.
Como a empresa de energia elétrica é de propriedade de um oligarca russo próximo do Kremlin, os protestos têm um caráter contra a Rússia e as pretensões do protoditador Vladimir Putin de manter a influência sobre as repúblicas da antiga União Soviética.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário