sexta-feira, 17 de julho de 2015

China e Rússia farão manobras navais conjuntas no Mar do Japão

As marinhas de guerra da China e da Rússia assinaram protocolo hoje para realizar manobras militares conjuntas no Mar do Japão no fim de agosto de 2015, informou a agência Tass. Pela primeira vez, chineses e russos vão treinar um assalto anfíbio, no caso ao território russo de Primorsky.

Um grupo naval da Frota do Pacífico da Rússia liderado por um porta-aviões vai participar das manobras, que reunirão ao todo cerca de 60 navios de guerra, além de barcos de apoio, aviões e helicópteres.

Em maio, a China e a Rússia fizeram exercícios militares conjuntos no Mar Mediterrâneo. O Kremlin planeja reforças suas posições na costa no Oceano Pacífico na próxima década, mas enfrenta restrições orçamentários que obrigarão a fazer opções.

As manobras serão realizadas pouco depois de uma decisão tomada nesta semana pelo Parlamento do Japão para autorizar as Forças Armadas do país a realizar operações ofensivas no exterior. Isso era proibido pela Constituição imposta pelos Estados Unidos depois da derrota japonesa na Segunda Guerra Mundial.

Nenhum comentário: