Uma força de operações especiais da França matou no Mali um líder da rede terrorista Al Caeda no Magrebe Islâmico, a região árabe do Norte da África. Ali Ag Wadossene era suspeito do sequestro do cidadão francês Serge Lazarevic.
No ataque, os comandos prenderam dois milicianos e mataram Wadossene na cidade de Kidal, no Norte do Mali, onde Al Caeda apoia os rebeldes tuaregues contra o governo central de Bamako.
Lazarevic foi sequestrado em 24 de novembro de 2011 em Hombouri, no Mali, e libertado em 9 de dezembro de 2014 pela Caeda no Magrebe, provavelmente depois do pagamento de resgate. Philippe Veddon, capturado no mesmo dia, foi executado com um tiro na cabeça em 10 de março de 2013.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário