domingo, 5 de julho de 2015

Alemanha e França convocam reunião de cúpula de emergência da UE

Diante da rejeição da Grécia à proposta dos credores internacionais num referendo sobre a dívida pública do país, o presidente da França, François Hollande, e a chanceler (primeira-ministra) da Alemanha, Angela Merkel, convocaram uma reunião de cúpula de emergência dos países do Zona do Euro para a próxima terça-feira

Por 61,3% a 38,7%, seguindo a orientação do governo da Coligação de Esquerda Radical, a maioria do eleitorado grego rejeitou o plano de ajuste fiscal imposto pelo Grupo do Euro, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Central Europeu (BCE).

Amanhã, Merkel vai a Paris discutir uma posição conjunta com Hollande. Até agora, o socialista Hollande defende o reinício das negociações, mas a líder conservadora alemã se mostra inflexível, recusando-se a reabrir as negociações. Se mantiver esta posição, só restará à Grécia abandonar o euro.

Confiante, o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras declarou a vitória do não "não é uma ruptura com a Europa", mas um reforço a seu poder de negociação.

A  situação mais crítca é dos bancos gregos, que não terão dinheiro para abrir na terça-feira se o BCE não ampliar uma linha de crédito de emergência.

Nenhum comentário: