O Estado Islâmico do Iraque e do Levante, a organização terrorista mais poderosa hoje no mundo, detonou um carro-bomba que matou quatro pessoas em Saná, a capital do Iêmen, controlada desde setembro de 2014 pelos rebeldes hutis, xiitas zaiditas apoiados pelo Irã.
Outras oito pessoas, inclusive crianças, foram feridas no ataques.
Desde março de 2015, extremistas sunitas atacaram alvo xiitas no Iêmen. Outros 11 rebeldes morreram em ataques durante a noite.
Nos últimos dias, as forças leais ao presidente deposto, Abed Rabbo Mansur Hadi, reconquistaram o porto de Áden, a segunda cidade mais importante do país, capital do Iêmen do Sul antes da unificação do país, em 1990.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário