Os negociadores dos Estados Unidos e do Irã pretendem anunciar amanhã um acordo entre grandes potências do Conselho de Segurança das Nações Unidas e a Alemanha, de um lado, e a República Islâmica, do outro, para desarmar o programa nuclear iraniano e impedir que o país faça a bomba atômica.
Apesar do otimismo, americanos e iranianos disseram mais cedo que seria impossível resolver todos os detalhes ainda hoje. As negociações, que já duram dois anos, visam a congelar o programa nuclear iraniano por dez anos em troca do fim das sanções internacionais ao regime fundamentalista do Irã.
Duas questões importantes ainda em discussão eram o regime de inspeções e o momento do fim das sanções. O Irã rejeita uma fiscalização irrestrita, especialmente de suas instalações militares, já que nega qualquer dimensão militar do programa, e exige o fim imediato das sanções. Os EUA só aceitam suspendê-las gradualmente, à medida que o acordo seja implementado.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário