Os bancos da Grécia, fechados desde 26 de junho de 2015, não vão abrir amanhã e depois de amanhã, anunciou hoje a federação nacional dos bancos. Na melhor das hipóteses, voltam a atender ao público na quinta-feira, 9 de julho. Os saques em caixas automáticos continuam limitados a 60 euros por dia.
As agências bancárias têm aberto excepcionalmente para atender aos aposentados e pensionistas que não têm cartão para fazer saques, mas suas retiradas estão limitadas a 120 euros por semana. O feriado bancário se prolonga.
Desde o rompimento das negociações entre o governo radical de esquerda da Grécia e seus sócios na Zona do Euro, os bancos gregos recebem euros do Banco Central Europeu através de uma linha de crédito chamada de ajuda emergencial da liquidez. Essa ajuda foi congelada.
O BCE depende do aval dos líderes. Se o apoio das instituições europeias for retirado, o sistema financeiro grego entra em colapso.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário