Com as urnas fechadas há pouco menos de uma hora, antes da divulgação da primeira pesquisa de boca de urna, a imprensa da Grécia prevê uma vitória apertada do não ao acordo com a União Europeia no referendo realizado neste domingo, informou a televisão americana CNN.
O primeiro-ministro esquerdista Alexis Tsipras convocou o referendo depois de não conseguir chegar a um acordo com os credores internacionais para manter o programa de resgate financeiro do país, alegando não ter mandato para impor mais sacrifícios ao povo grego. Espera voltar amanhã a Bruxelas com maior poder de barganha.
Por outro lado, os líderes da UE adverte que a rejeição do acordo vai levar à saída da Grécia da Zona do Euro, com consequências catastróficas para a economia do país.
Os resultados oficiais começam a ser divulgados dentro de uma hora.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário