A companhia de petróleo BP, a antiga British Petroleum, fez um acordo para pagar US$ 18,7 bilhões de indenização em 18 anos a governos municipais, estaduais e federal dos Estados Unidos pelo acidente com uma plataforma de petróleo no Golfo do México em que 11 pessoas morreram cinco anos atrás.
Além da União, o acordo envolve os estados do Alabama, da Lousiana, da Flórida, do Mississípi e do Texas, e 400 municípios e entidades. Uma multa de US$ 5,5 bilhões será aplicada com base na Lei da Água Limpa por causa do desastre ambiental causado pelo vazamento de petróleo no mar.
A plataforma Horizonte de Águas Profundas explodiu em chamas em 20 de abril de 2010 e afundou no mar dois dias depois. Como a boca do poço de petróleo ficava a 1,5 mil metros de profundidade, a companhia só conseguiu estancar o vazamento em 17 de julho, 87 dias depois.
Ao todo, 4,9 milhões de barris ou 780 milhões de litros de petróleo contaminaram o golfo e regiões litorâneas na costa dos EUA.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário