sexta-feira, 24 de julho de 2015

Governo da Turquia prende ativistas curdos e do Estado Islâmico

Centenas de policiais da Turquia participaram nas últimas horas de uma megaoperação contra a milícia extremista muçulmana Estado Islâmico do Iraque e do Levante e do Partido dos Trabalhadores do Curdistão, que luta para criar uma pátria para o povo curdo. Cerca de 300 suspeitos foram detidos.

Entre os presos, estão o líder do Estado Islâmico em Istambul, Halis Bayancuk, também conhecido pelo nome de guerra Abu Hanzala, e sua mulher, noticiou hoje o jornal turco Hurriyet.

Até agora, a Turquia resistia à pressão dos Estados Unidos para ter uma participação mais ativa na guerra contra o EI, entre outras razões por causa da minoria curda, que sonha em criar um país independente e se beneficiaria da derrota dos jihadistas.

Um atentado terrorista contra voluntários turcos que se preparavam para ajudar a reconstruir a cidade síria de Kobane que matou 32 pessoas nesta semana e a morte de um soldado turco na primeira troca de tiros na fronteira com a Turquia obrigaram o presidente Recep Tayyip Erdogan a agir.

Em conversa por telefone com o presidente Barack Obama, Erdogan autorizou o uso da base aérea de Incirlik para aviões de combate dos EUA atacarem o EI na Síria. Até o momento, só aviões-espiões americanos estavam usando a base da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

A Turquia já alegou estar sendo agredida pela ditadura síria de Bachar Assad para tentar atrair os EUA e a Europa para a guerra civil na Síria, insolúvel depois de 4 anos e 4 meses de uma carnificina com mais de 220 mil mortes. Agora, está travando sua própria guerra contra o EI.

Nenhum comentário: