Em conversa telefônica, os presidente Barack Obama e Recep Tayyip Erdogan acertaram em princípio ontem o uso da base aérea de Incirlik, na Turquia, pela coalizão aérea liderada pelos Estados Unidos para bombardear a organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante, anunciou hoje a Casa Branca.
Durante a conversa, Obama e Erdogan se comprometeram a "conter o fluxo de combatentes estrangeiros e defender a fronteira da Turquia com a Síria", revelou o jornal turco Hurriyet.
Os ataques aéreos a partir de Incirlik devem começar em agosto, informou o Departamento de Estado americano.
Desde que decidiu entrar na guerra contra o Estado Islâmico, em setembro de 2014, os EUA pressionam a Turquia a colaborar, mas Erdogan teme fortalecer a minoria curda e insistiu na necessidade de derrubar o ditador sírio, Bachar Assad, que considera o principal responsável pela instabilidade política no Oriente Médio.
Depois da morte hoje de um soldado turco por tiros disparados do outro lado da fronteira, pela primeira vez o Exército da Turquia entrou num tiroteio com o Estado Islâmico.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário