quinta-feira, 9 de julho de 2015

Grécia anuncia construção de gasoduto de interesse da Rússia

O ministro da Energia e do Meio Ambiente da Grécia, Panagiotis Lazafanis, apresentou hoje planos para construir um gasoduto para levar gás natural da Rússia para a União Europeia, noticiou o jornal inglês Financial Times.

O Gasoduto do Sul da Europa pode aumentar a dependência da Europa da companhia estatal russa Gazprom no momento em que a UE tenta reduzir essa dependência por causa das sanções que impôs a Moscou por causa da intervenção militar da Rússia na Ucrânia.

Neste momento de crise em que a Grécia corre o risco de sair da Zona do Euro e talvez até da UE, se não houver acordo com os sócios europeus, a Rússia acena com a possibilidade de ajudar externa para dividir a UE e minar as sanções. Lazafanis declarou que o governo radical de esquerda da Grécia não vai permitir a que as instituições europeias ditem suas políticas.

Como a Grécia também faz parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), por razões geopolíticas, os Estados Unidos estão pressionando o Grupo do Euro a não expulsar a Grécia. O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, precisa apresentar ainda hoje um plano de ajuste fiscal para fechar um acordo até domingo.

Nenhum comentário: