O ministro da Energia e do Meio Ambiente da Grécia, Panagiotis Lazafanis, apresentou hoje planos para construir um gasoduto para levar gás natural da Rússia para a União Europeia, noticiou o jornal inglês Financial Times.
O Gasoduto do Sul da Europa pode aumentar a dependência da Europa da companhia estatal russa Gazprom no momento em que a UE tenta reduzir essa dependência por causa das sanções que impôs a Moscou por causa da intervenção militar da Rússia na Ucrânia.
Neste momento de crise em que a Grécia corre o risco de sair da Zona do Euro e talvez até da UE, se não houver acordo com os sócios europeus, a Rússia acena com a possibilidade de ajudar externa para dividir a UE e minar as sanções. Lazafanis declarou que o governo radical de esquerda da Grécia não vai permitir a que as instituições europeias ditem suas políticas.
Como a Grécia também faz parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), por razões geopolíticas, os Estados Unidos estão pressionando o Grupo do Euro a não expulsar a Grécia. O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, precisa apresentar ainda hoje um plano de ajuste fiscal para fechar um acordo até domingo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário