terça-feira, 14 de julho de 2015

FMI adverte que ajuda à Grécia pode ser insuficiente

O Fundo Monetário Internacional (FMI) suscitou hoje dúvidas sobre a capacidade da Grécia de cumprir os compromissos assumidos e advertiu os países da Zona do Euro a iniciar um processo de reestruturação da dívida para garantir que o programa iria funcionar.

Nos últimos dias, o FMI alertou várias vezes que a Grécia precisa de uma redução da dívida, além do acordo de 86 bilhões de euros (R$ 297 bilhões).

A economia grega, deprimida com uma queda de 25% no produto interno bruto nos últimos seis anos, ficou ainda mais fragilizada pela imposição de controle de capitais e o fechamento dos bancos.

Com medo da desvalorização de suas poupanças, os gregos correram às compras de produtos de longa duração, desequilibrando ainda mais a economia do país.

Além da redução da dívida, uma reestruturação poderia alongar os prazos de pagamento da dívida pública da Grécia, mas seus 18 sócios do Grupo do Euro só admitem uma renegociação se o país fizer as reformas, cortar gastos e aumentar impostos para equilibrar as contas do governo.

Nenhum comentário: