Tiros disparados do lado sírio da fronteira mataram hoje um soldado do Exército da Turquia e feriram outro, informou a agência Reuters. De acordo com a agência de notícias local Dogan, os disparos partiram de uma região sob controle do Estado Islâmico do Iraque e do Levante.
Até agora, a Turquia reluta em enviar tropas à Síria para enfrentar o Estado Islâmico. É acusada pela minoria curda de apoiar a luta dos jihadistas contra guerrilheiros curdos.
Com o atentado a bomba que matou 32 pessoas na cidade de Suruc, aumenta a pressão sobre o governo turco para desarticular as redes de apoio ao Estado Islâmico dentro da Turquia, usada como passagem para voluntários recrutados em outros países para chegar aos campos de batalha na Síria e no Iraque.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário