Os outros 18 países da Zona do Euro aprovaram hoje um empréstimo de emergência de 7 bilhões de euros para a economia da Grécia funcionar enquanto conclui as negociações do terceiro programa de resgate financeiro, no valor de 86 bilhões de euros.
Em nota, o Grupo do Euro declarou que, "depois da avaliação positiva das instituições", deu o aval ao empréstimo, que tem prazo de três anos. Esse dinheiro será liberado até segunda-feira, em tempo para o governo grego honrar um pagamento de 3,5 bilhões de euros devido ao Banco Central Europeu (BCE) com vencimento em 20 de julho de 2015.
As instituições são a Comissão Europeia, órgão executivo da União Europeia, o BCE e o Fundo Monetário Internacional (FMI), a chamada troika.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário