quinta-feira, 2 de julho de 2015

Boko Haram massacra 97 pessoas em mesquitas na Nigéria

Terroristas da milícia extremista muçulmana Boko Haram fuzilaram pelo menos 97 pessoas que oravam em mesquitas do Nordeste da Nigéria durante o sagrado mês do Ramadã, noticiou a agência Associated Press (AP), citando fontes do governo e grupos locais de autodefesa.

Ontem o massacre de 97 pessoas aconteceu na cidade de Kukawa, que fica a 180 quilômetros a nordeste de Maiduguri, capital do estado de Borno, onde nasceu o grupo jihadista. Os fiéis rezavam antes de quebrar o jejum que são obrigados a respeitar durante o dia no mês do Ramadã quando os terroristas dispararam.

Alguns rebeldes aproveitaram o caos para invadir e saquear casas de família, matando mais gente.

Na véspera, os milicianos invadiram a vila de Mussaram, a 35 km de Kukawa, separaram as mulheres e fuzilaram 48 homens e meninos. Dezessete sobreviveram com ferimentos graves.

Desde que aderiu à luta armada para impor a lei islâmica à África Ocidental, o grupo Boko Haram, cujo nome significa repúdio à educação ocidental, deflagrou uma guerra civil em que cerca de 15 mil pessoas morreram. Meses atrás, o grupo jurou lealdade ao Estado Islâmico do Iraque e do Levante. Em panfleto, apresenta-se como o Estado Islâmico da África Ocidental.

Nenhum comentário: