Na primeira visita de um ministro do Exterior francês ao Irã em 12 anos, Laurent Fabius convidou o presidente iraniano, Hassan Rouhani, a visitar a França em novembro de 2015, noticiou hoje a agência Reuters.
O último presidente iraniano em exercício a visitar a França foi o aiatolá moderado Mohamed Khatami, em 1999.
Fabius chegou a Teerã nesta quarta-feira com o objetivo de relançar as relações internacionais com o regime fundamentalista iraniano depois da assinatura do acordo nuclear entre as grandes potências do Conselho de Segurança das Nações Unidas, a Alemanha e o Irã para desarmar o programa nuclear iraniano.
Durante as negociações, Fabius fez o papel do negociador linha-dura preocupado com as exigências sobretudo de Israel para evitar que a república dos aiatolás faça a bomba atômica. Ao desembarcar na capital iraniana, ele foi recebido por manifestantes que prometiam "não perdoar nem esquecer".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário